facebook do bosque da esperaça
31 99950-3800 / 31 3097-3435

Desvendando a cremação

Prática comum na Europa e nos Estados Unidos, a cremação de animais está se tornando uma escolha cada vez mais frequente também no Brasil, mas existem muitas pessoas que não sabem como funciona o processo. Por esse motivo, montamos um questionário com as dúvidas mais comuns.

O que é cremação?

É um procedimento moderno que acelera a decomposição do corpo, transformando-o em cinzas.

As cinzas geradas da cremação são compostas de, basicamente, cálcio e potássio e, por isso, não representam nenhum tipo de contaminação quando aspergidas em locais públicos ou guardadas em casa. O processo de cremação evita que haja contaminação, sendo um método seguro.

A cremação é realizada em local específico, chamado de crematório, e em fornos capazes de atingir até 1000 ºC — temperatura suficiente para volatizar as células do corpo e também a madeira da urna. Nesse forno, o corpo devidamente identificado permanece por cerca de duas horas, sendo que após esse período ter transcorrido, sobram apenas as partículas inorgânicas, como os óxidos de cálcio que formam nossos esqueletos e que são resistentes ao calor.

No Bosque das Águas Claras, a cremação é realizada por um equipamento de alta tecnologia, fabricado pela Brucker Fornos Crematórios, pioneira neste mercado.

Quantos corpos são cremados de uma vez?

A cremação pode ser individual ou coletiva (até 100kg).

O que é feito com as cinzas após a cremação?

No caso da cremação individual, as cinzas são acondicionadas em uma urna e disponibilizadas para a família.

Já na opção pela cremação coletiva, a família não recebe as cinzas em uma urna. Nesse caso, as cinzas são enviadas periodicamente para o aterro industrial.

Como são essas urnas?

São pequenos recipientes de acabamento e forma variada.

A cremação é cara?

Não. Apesar de usar equipamentos e recursos de alta tecnologia, a cremação tem custos consideravelmente acessíveis e mais em conta do que sepultamentos.

O caixão é queimado juntamente com o corpo?

Não.

A cremação substitui o velório?

Não. Em uma cremação todo cerimonial de velório permanece o mesmo respeitando as tradições dos diferentes rituais fúnebres.

 

 

(Adaptado de Brucker e CemieterioSemMisterio)


2 Comentários

  1. DÚVIDA: quando da cremação e durante o tal processo de trituração, não há mistura de cinzas de outros ?

    • bosqueadmin

      Este perigo não existe na cremação individual. Já na cremação compartilhada, se colocarmos poucos amiguinhos e se algum amiguinho for colocado bem na frente, também não haverá perigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *